
O primeiro exercicio que gostei foi este com tinta abundante e gestual livre. Livre em partes pois eu tinha meus referênciais (direita). Mostrei a professora de onde vinha (esquerda) os gestos, acho que ela ficou espantada mais disse que eu estava em bom caminho. Eu vivia na companhia de amiguinhos do além a um bom tempo, mais na minha familia bastante presbiteriana isso se resolvia com uma oração e pronto. No entanto eu sabia que não. Hoje sei que são seres vivos assim como eu, só nao são deste mundo ou plano ou dimensão. Mais eram eles que abitavam minha memória e imaginação naquele momento de gestualidade, e camadas grossas de tinta.

Minha primeira natureza morta deu o que falar na sala de aula, vinham alunos de outras salas para verem o resultado. Acho realmente que nao era bem a natureza morta propriamente dita, mais sim sua releitura. "A Pintolândia" como disse a professora, me rendeu boas horas de vivênias e troca de experiênia om outros alunos. Minha insanidade, irealidade, inércia e epírito onírico sempre me acompanharam. Eu sabia o que estava fazendo e falando, sabia onde queria chegar. E era só isso. Na fase dos estudos eu gostei bastante dos desenhos e gravuras.



A exposição aconteceu na Galeria do Banco do Brasil e eu dividi a noite com minha amiga Leila Mariano (in memorian). As obras que compunham esta exposição eram as da primeira fase, a fase esura , velada (acima, omigo no centro). A fase clara e colorida veio depois que estive em Corumbá e vivi de perto o entardecer pantaneiro. O som das imagens. As formas das sabores. A poesia do ar.
Jorapimo:
Sexualidae Velada:
Minha primeira exposição individual foi um escândalo. "Sexualidade Velada", tema desconfortante, pesquisa rompante e portifólio lacrado compunham o projeto que fora aprovado pela Galeria do Banco do Brasil. Os catálogos da exposição foram patrocinados pela empresa MB Vídeos, uma vez que a até então o apoiadora e incentivadora de meus projetos,a UFMS se recusou a imprimí-los em sua gráfica.

No dia da abertura da exposição, com toda curadoria feita, telas posicionadas, divulgação na mídia, coquetel contratado e convidados, um dos diretores do Banco passava por ali quando visualizou a exposição ainda em final de montagem, sem as cortinas de acesso que cada tela tinha e pelo jeito não gostou. Mandou cancelar a exposição. Catarse ou cultura? a Direção da Galeria do Banco do Brasil atpe hoje nao se manifestou.

Depois de dez anos guardadas em meu acervo pessoal, foram expostas ao público na Casa Teatro Circo.

Primeiros e nem por isso menos importantes os estudos em papel sobre tecido resultaram em mais arrojadas texturas de suporte, que os aplicados em tecido e suporte rígido de eucatex.